Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Reticências...

à descoberta do nosso mundo

Seg | 27.08.18

ZERO WASTE tips for begginers | Dicas para aderir ao movimento "Lixo Zero" para iniciantes

Olá!

Se vocês são como eu,também têm muito interesse em assuntos que envolvam o ambiente e a redução da pegada ecológica.

Especialmente nos últimos anos,com o desenvolvimento de trabalhos escolares e o surgimento de sites como o pinterest,bloglovin e youtube,a minha mente tem ficado cada vez mais aberta para com este tema. 

Começou por seguir as principais organizações ambientais - WWF,Quercus,Greenpeace,SeaLegacy - e depois pela descoberta e consciencialização para com diferentes estilos de vida: Minimalismo,Veganismo e,por fim,Zero Waste,sobre o qual vos falo hoje.

Mas comecemos do início.

O que é o Zero Waste?

Definição adotada pela Zero Waste Internation Alliance

Fonte: wikipedia

 

Zero Waste is a goal that is ethical, economical, efficient and visionary, to guide people in changing their lifestyles and practices to emulate sustainable natural cycles, where all discarded materials are designed to become resources for others to use.

Zero Waste means designing and managing products and processes to systematically avoid and eliminate the volume and toxicity of waste and materials, conserve and recover all resources, and not burn or bury them.

Implementing Zero Waste will eliminate all discharges to land, water or air that are a threat to planetary, human, animal or plant health.

 

Em português:

O movimento " Lixo Zero / Desperdício Zero " é uma meta que é ética,económica,eficiente e visionária, com o objetivo de conduzir a população a mudar o seu estilo de vida e práticas / hábitos de modo a emular ciclos naturais sustentáveis,em que todos os materiais discartados são projetados para se tornar fontes de uso para outros.

" Lixo Zero " significa esboçar e gerenciar produtos e processos para evitar e eliminar sistematicamente o volume e a toxicidade de resíduos e materiais,conservar e recuperar todos os recursos,e não os queimar nem enterrar.

A implementação deste movimento irá eliminar todas as discargas para o terreno,água ou ar que constituem uma ameaça para a saúde planetária,humana,animal ou vegetal.

 

Um dos aspetos que me deixa muito feliz é que cada vez mais pessoas aderem a este movimento / estilo de vida,de modo a proteger o planeta.

Também queres começar a mudar os teus hábitos?? Go Zero Waste? Então estás no sítio certo,porque hoje vou fornecer-te 7 dicas para que possas adotar este movimento!

 

Reticências.jpg

 

- Bamboo toothbrushes | Escovas de dentes de Bamboo

Sim,escovas de dentes de bamboo. Ao contrário das que normalmente adquirimos,estas,por possuirem bamboo na sua constituição,são biodegradáveis e não irão constituir elementos poluentes do ambiente. Ah! E também são recomendadas pelos dentistas.

Nota: Quando quiseres comprar uma,vê o material de que é feito a escova. Muitas vezes, acontece que os "dentes" são originários de pêlo de boi. Cuidado! Não adquiras essas :)

 

- Say no to tea bags. Make your own tea :) | Diz não aos saquinhos de chá. Faz o teu próprio chá :)

foodiesfeed.com_relaxing-with-book-tea-croissant-a

 O que muitas vezes acontece é que,quando acabamos de preparar uma chávena de chá,os saquinhos que utilizamos acabam no lixo e,obviamente,não são biodegradáveis. Por isso,opta por fazeres o teu chá utilizando loose leaves,ou seja, "folhas soltas",que não venham empacotadas. Uma opção mais ecológica ainda é plantar as principais árvores / plantas originárias dos chás mais comercializados - lúcia-lima,camomila,alecrim - e ainda outras espécies vegetais que normalmente são utilizadas para a confeção de chás baseada em receitas contidas em livros de plantas medicinais. (Podem ver um exemplo aqui)

 

- Shop Second - hand | Compra em segunda- mão

Se és como eu e vês vídeos de moda no youtube - e não só - já deves ter visualizado os chamados Thrifting videos,onde basicamente diversas pessoas compram artigos em segunda mão de modo a combater a fast fashion,uma das indústrias que mais contribuí para a acumulação de resíduos no mundo.

Se quiseres experimentar esta prática,recomendo-te leres o post da Sandra Baldé,também conhecida como " Uma Africana" - 6 dicas para comprar em lojas de roupa usada e veres do vídeo da Elena Taber:

 

- Eliminate pests naturally | Elimina as pestes naturalmente

Em vez de utilizares químicos para acabar com as pestes / ervas daninhas,podias optar por eliminadores naturais feitos de produtos que não prejudicam tanto o ambiente nem se acumulam nas águas de escorrência com tanta facilidade :) Aqui estão algumas ideias / guias que encontrei no pinterest:

c4d8db66b9f7698e27239133d841ecbd.jpg46aae28e94b671231799aef0010b58c2.jpge446e93ab6bb1a9626f01895207e4cf0.jpg

 

 - Say no to plastic straws | Diz não às palhinhas de plástico

smoothies-2253423_960_720.jpgUm dos produtos que mais constituí resíduos são as palhinhas utilizadas para bebidas. Em vez disso,optem por usar palhinhas feitas de acrílico,que são laváveis,ou então aqueles copos muito giros que já vêm com a palhinha incorporada,que podem encontrar em múltiplas lojas :)

 

- Avoid paper bags | Evita sacos de papel

Evitar sacos de papel,especialmente nas compras,também é uma maneira de contribuir para o movimento Zero Waste.

Optem por utilizar sacos de pano :) 

 

 

E então? Gostaram das dicas? Utilizam algumas delas? Têm mais dicas? Contem-me tudo nos comentários! :)