Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Reticências...

Reticências...

Sab | 29.07.17

Tips for bloggers #1 - Starting : Blog hosting platforms,name and template

blogging 2.jpg

 

Ter um blog tornou-se uma coisa desejada com o passar dos anos. Cada vez mais gente cria blogs para partilhar a sua paixão pela fotografia,moda,beleza,animais,opiniões e muito mais.

Se és blogger ou queres ser,tenho algumas dicas para ti. Let's start,shall we?

 

__________

 

Criar o blog

 Existem diversas plataformas que permitem a criação do teu cantinho online. SapoBlogs,Blogger,Wordpress,Wix e mais algumas que andam por aí.No entanto,estas são as mais usadas hoje em dia.

 

Escolher o nome do blog

Tem na ideia que o nome do blog é o que vai representar a vibe do conteúdo nele. Vou dar um exemplo.

Imaginem que querem ter um blog só de comida. Na hora de escolher o nome do vosso site,decidem nomeá-lo de " Life with X " . Ao lerem este nome,o que vos pareceria mais? Um blog que fala de alimentação ou um blog de lifestyle? Lifestyle não é? 

Tenham também atenção na originalidade do nome. Verifiquem se o título de blog que estão a pensar não está já como nome de outro blog nas redes socias. Imaginem que põe como nome... Tasty food,e já há um site com esse nome. Quando os vossos leitores fossem seguir o vosso blog nas redes sociais,podiam enganar-se e seguir o blog errado. 

 

Template ou aspeto do blog

Na plataforma SapoBlogs,temos acesso a vários templates pré-feitos de excelente qualidade que podemos personalizar com tudo o que desejarmos. Já no Wix,os templates pré-feitos são personalizados com base no " Agarrar-arrastar-largar". 

 Na plataforma blogger,também temos acesso a template simples que podemos modificar facilmente. No entanto,se quiserem um template mais personalizado, podem desenhar o seu layout no Adobe Photoshop,por exemplo, ou pedir a um programador que vos contrua o site baseado nas vossas preferências. 

No Wordpress,há templates já elaborados para personalizar,sendo que a própria plataforma é mais complicada de mexer para quem é um blogger iniciante.

 

Adicionar widgets

Os widgets,especialmente de redes sociais,são muito usados hoje em dia. 

Alguns são adquiridos no site correspondente,como por exemplo o do bloglovin e blogsportugal,que disponibilizam o código HTML para copiar e colar no layout do vosso site,e outros têm de ser procurados,pois não estão no site de origem. Deixo-vos aqui alguns widgets populares.

 

Instagram: https://snapwidget.com/

Twitter: https://help.edublogs.org/adding-a-twitter-widget-to-your-blogs-sidebar/

 

_____________

Agora já têm tudo para começar o vosso blog :)

 

See ya soon,

 

Daniela